Mastopexia (Levantamento da mama)

O que é

Também conhecida como mastopexia, esta cirurgia consiste na retirada de pele, no ajuste e no reposicionamento do tecido mamário, a fim de tornar as mamas mais firmes e elevadas. As aréolas também são reposicionadas e podem ter o seu tamanho diminuído. As cicatrizes resultantes costumam ser ao redor das aréolas, logo abaixo delas e no sulco submamário. A extensão da cicatriz no sulco submamário dependerá da quantidade de pele à ser retirada.

Também pode ser realizada, junto com a mastopexia, a inclusão de uma prótese de silicone, para dar ainda mais firmeza e consistência às mamas já que, sem ela, teremos limitações quanto ao tamanho e à consistência que poderão ser obtidos.

É indicada para mim?

Você deve se beneficiar da cirurgia caso apresente:

  • Redução da firmeza e/ou da consistência da mama após perda de peso ou amamentação.
  • Flacidez acentuada e redução do volume com o passar dos anos.
  • Mamilos posicionados abaixo do sulco mamário.
  • Mamilos apontando para baixo.
  • Peso corporal relativamente estável.
  • Boa saúde.
  • Não-fumante.

O que a mastopexia não faz?

A mastopexia não aumenta o tamanho e nem preenche significativamente a porção superior das suas mamas. Caso queira mamas maiores, mais cheias, considere combinar com a inclusão de próteses de silicone.

Preparo para cirurgia

Você deve estar em boa saúde para fazer a cirurgia. Para isto, deve realizar exames de sangue, urina, raio x de tórax, eletrocardiograma e risco cirúrgico. A saúde da sua mama também é importante: uma ultrassonografia de mama ou mamografia deverá ser realizada, dependendo da sua idade.

Se você é fumante, será solicitado que interrompa o fumo 30 dias antes. Aspirina e alguns anti-inflamatórios também devem ser interrompidos previamente. Não deixe de informar toda a medicação, vitamina, suplemento alimentar ou, até mesmo, drogas recreativas, que faça uso antes da cirurgia, sob o risco de causarem alguma complicação.

O dia da cirurgia

Será feita a visita pré-anestésica com um de meus experientes anestesistas: momento importante para mais alguns esclarecimentos e para que você fique tranquila. Receberá também a minha visita, onde faremos as últimas marcações e considerações. Após esta conversa, será feita a medicação pré-anestésica onde você vai relaxar e só terá lembranças depois de finalizada a cirurgia.

A recuperação

Você vai acordar no seu quarto, utilizando o sutiã apropriado, fazendo uso de soro e medicação para dor. Deve manter-se de barriga para cima. Receberá alta para casa logo no dia seguinte devendo permanecer em repouso, seguir as orientações do cirurgião e retornar ao consultório para as revisões programadas.

Termo de Consentimento

 

www.pedrofaveret.com.br | © 2016 Todos os direitos reservados à Dr. Pedro Faveret