A lipoaspiração é a cirurgia realizada para remodelar áreas específicas do corpo através da remoção de depósitos de gordura localizada. Quando aproveitamos parte desta gordura removida para o preenchimento de algumas áreas de depressão no corpo, chamamos de lipoescultura.
A remoção da gordura localizada é feita através de pequenos orifícios corporais, por onde introduzimos uma cânula oca, de ponta romba, com cerca de 3-4 mm de diâmetro, ligado à um sistema de pressão negativa, que faz com que a gordura seja aspirada.
Logo antes de iniciarmos a lipoaspiração, fazemos a infiltração de uma solução de soro fisiológico com adrenalina a fim de reduzirmos a perda de sangue durante a cirurgia. Não utilizamos o anestésico lidocaína nesta solução, a fim de aumentar a segurança da cirurgia. Em vista disso, o procedimento anestésico normalmente utilizada é a anestesia geral.
Você deve se beneficiar da cirurgia caso apresente:
A lipoaspiração não emagrece. Ela não é uma cirurgia realizada para emagrecimento.
Você deve estar em boa saúde para fazer a cirurgia. Para isto, deve realizar exames de sangue, urina, raio x de tórax, eletrocardiograma e risco cirúrgico. Em alguns casos, uma ultrassonografia da parede abdominal anterior poderá ser realizada, para verificarmos a presença de hérnias.
Se você é fumante, será solicitado que interrompa o fumo 30 dias antes. Aspirina e alguns anti-inflamatórios também devem ser interrompidos previamente. Não deixe de informar toda a medicação, vitamina, suplemento alimentar ou, até mesmo, drogas recreativas, que faça uso antes da cirurgia, sob o risco de causarem alguma complicação.
Será feita a visita pré-anestésica com um de meus experientes anestesistas: momento importante para mais alguns esclarecimentos e para que você fique tranqüila (o). Receberá também a minha visita, onde faremos as últimas marcações e considerações. Após esta conversa, será feita a medicação pré-anestésica, onde você vai relaxar e só terá lembranças depois de finalizada a cirurgia.
Você vai acordar no seu quarto, utilizando a cinta apropriada e fazendo uso de soro e medicação para dor. Receberá alta para casa logo no dia seguinte, devendo permanecer em repouso, seguir as orientações do cirurgião e retornar ao consultório para as revisões programadas.