A Rinoplastia é uma das intervenções mais freqüentes, seu objetivo principal é conseguir um efeito mais harmonioso, não só no nariz como estrutura separada, mas também em relação ao resto da fisionomia facial. Assim, a cirurgia de nariz é um dos grandes desafios para o cirurgião plástico: combinação entre ciência e arte, entre técnica e sensibilidade.
O nariz é o ponto central da face. A rinoplastia busca o equilíbrio estético da face, sem deixar de lado o aspecto funcional do nariz.
Rinoescultura – é uma técnica baseada no uso de procedimentos múltiplos, associados a enxertos, raspagens, ressecções, entre outros. A combinação desses procedimentos varia conforme as necessidades de cada paciente, e é determinada após um cuidadoso estudo fotográfico e computadorizado de cada caso. A rinoescultura é uma técnica complexa, porém permite resultados mais naturais do que a rinoplastia convencional.Tanto para homens quanto para mulheres, a plástica no nariz é indicada a partir dos 15 anos de idade, quando a pessoa já completou o crescimento ósseo.
Procedimentos:
Antes da cirurgia serão realizados exames de laboratório a fim de apurar a existência de uma eventual contra-indicação. Além disso, é necessário um arquivo fotográfico para as futuras comparações (o antes e o depois). A cirurgia é rápida, dura em média uma hora e é feita com anestesia local ou sedação. O paciente deve permanecer na clínica por um período de 2 a 8 horas. Após a cirurgia é necessário utilizar um tampão interno durante 24 horas, além de uma placa de plástico ou gesso que fica no nariz durante sete dias. Quinze dias após a cirurgia, os hematomas desaparecem por completo e o paciente está pronto para estrear seu novo nariz.
Resultados:
Do ponto de vista estético, grandes modificações podem ser feitas através de cirurgia, como reduzir o tamanho de um nariz em relação ao seu comprimento, altura e largura; correção de nariz achatado com a utilização de enxertos ósseos e cartilagens; e fechamento de narinas muito abertas, através da retirada de pequenas porções de tecido cutâneo em sua base com cicatrizes imperceptíveis. A cirurgia pode solucionar problemas e complexos que atrapalham psiquicamente a vida das pessoas, tirando-as muitas vezes do convívio social.
Um abraço,
Pedro Faveret