A utilização da própria gordura corporal é um ótimo recurso para o aumento do volume ou o preenchimento de determinadas regiões do nosso corpo.
A auto-enxertia de gordura tem ganho força ultimamente, principalmente pelo o avanço dos estudos com células-tronco. Esta técnica possui as seguintes vantagens: a gordura está facilmente disponível; não existe rejeição; pode ser repetida mais de uma vez; pode ser feita em várias regiões do corpo, como por exemplo: para o preenchimento dos lábios, aumentando o seu volume; para o preenchimento de áreas de depressão na face, nos glúteos, no tronco e nos membros inferiores; para a correção de áreas de atrofia de gordura após traumatismos; para atenuarmos o sulco nasolabial;
Apesar de ser uma técnica muito segura, há de se ter critério na indicação da lipoenxertia, já que cerca de 40 a 60% da gordura injetada sofre absorção pelo organismo, o que faz com que tenhamos resultados limitados quando utilizamos grandes volumes em uma mesma região, em apenas uma etapa. Quando temos a necessidade de grandes volumes, damos preferência à utilização de um implante, como por exemplo, na região dos glúteos.
Assim, a lipoenxertia costuma oferecer excelentes resultados quando bem indicada, corrigindo pequenas imperfeições corporais. E o futuro segue na direção do uso de células tronco retiradas da gordura para o preenchimento de volume nas mamas.
Um abraço,
Dr. Pedro Faveret