Historicamente, mamas grandes têm sido consideradas um sinal de feminilidade.
No entanto, um atributo pode se tornar uma deformidade.Muitas mulheres desejam reduzir o tamanho das suas mamas por razões físicas e psicológicas. Mamas grandes, pesadas, podem não só ser inadequadas esteticamente como podem contribuir para a baixa da auto-estima e trazer insegurança.
Deste modo, um número cada vez maior de mulheres vem buscando a cirurgia de redução mamária (mamaplastia redutora). Esta cirurgia pode ser realizada por mulheres de praticamente todas as idades. É interessante, porém, aguardar o fim do crescimento mamário. As indicações cirúrgicas compreendem os casos de hipertrofia mamária (aumento), com ou sem ptose (queda) das mamas.
Durante a avaliação pré-operatória, devem ser discutidas exaustivamente com a paciente as suas expectativas, a presença das cicatrizes, a possibilidade de uma gravidez futura e amamentação. É realizada uma avaliação clínica pré-operatória completa, que inclui exames complementares, risco cirúrgico e avaliação com um mastologista, onde podem ser solicitados exames como ultra-sonografia mamária ou e/ou mamografia.
O procedimento em si dura cerca de 4 a 6 horas, sendo realizado obrigatoriamente em sala de cirurgia devidamente aparelhada e com anestesia geral. O período de internação é de 24 h e o paciente vai para casa utilizando um sutiã modelador que deve ser usado por cerca de 30 dias. A dor no pós-operatório é facilmente controlada com analgésicos comuns e não costuma ser um problema. A retirada dos pontos se inicia no 5° a 7° dia e termina em torno do 10° – 12 ° dia. As cicatrizes resultantes são na forma de um T invertido e ao redor da aréola, sendo geralmente de bom aspecto e, com o passar dos anos, vão se tornando menos aparentes. É muito rara a perda de sensibilidade dos mamilos. A volta ao trabalho pode ser abreviada, dependendo da atividade exercida, mas a paciente deve evitar esforço físico por cerca de 20 dias e ginástica por, pelo menos, 30 dias.
O índice de satisfação costuma ser elevado, devido à redução no volume e a modificação na forma que esta cirurgia proporciona.
Até a próxima,
Pedro Faveret