Esta é uma frase muito conhecida entre os cirurgiões plásticos e lembro-me dela sempre que sou questionado por um paciente se ‘a cirurgia vai deixar cicatriz’ ou se ‘a cicatriz vai ser muito grande.’Watch Full Movie Online Streaming Online and Download
Não existe mágica. Para modificarmos a forma de um determinado segmento corporal como, por exemplo, da mama, devemos efetuar incisões para mobilizar tecidos e estruturas a fim de obtermos um novo formato. Quanto maiores forem as incisões necessárias para esta mobilização, maiores serão as cicatrizes. Uma mama com muita flacidez e que exija uma retirada grande de pele para se atingir o resultado planejado, vai resultar na presença de cicatrizes maiores. Por outro lado, uma mama onde, para se obter um bom formato, exija uma remoção mínima de pele, resultará em cicatrizes menores. O que não devemos fazer é deixar de obter um resultado melhor, sabendo que é possível fazê-lo, apenas para não prolongar as cicatrizes.
A solução para isso é conversar com o paciente. Conversar bastante. Explicar à ele que, para se conseguir o resultado que ele deseja, teremos cicatrizes nesta ou naquela posição. Caso o paciente não aceite a presença das cicatrizes descritas, o melhor à fazer é informar que não é possível obter o resultado almejado e contra-indicar a cirurgia.
Dr. Pedro Faveret