Retardar o início da alimentação após uma abdominoplastia pode não ser necessário e iniciar a alimentação logo após a cirurgia pode contribuir para a alta hospitalar precoce.
Esta foi uma das conclusões de um estudo publicado no Aesthetic Surgery Journal de Junho de 2007. Neste trabalho, 22 pacientes foram divididos em 2 grupos. O grupo 1 seguiu a rotina habitual de início da ingestão de alimentos após a abdominoplastia.
Aos pacientes do grupo 2 foi permitido iniciar a alimentação imediatamente após a cirurgia. Todos os outros cuidados pós-operatórios permaneceram inalterados.
Como a náusea e o vômito são os eventos mais desagradáveis no pós-operatório, tradicionalmente nos EUA, a alimentação só é iniciada após algum sinal de atividade intestinal, retardando o início da ingestão oral de alimentos e prolongando a hidratação venosa. Neste estudo não só os índices de náuseas e vômitos foram os mesmos nos dois grupos, como o grupo 1 aceitou muito bem o início precoce da dieta e teve reduzido o tempo de hidratação venosa. Deste modo, ‘a aceitação precoce da dieta oral pode contribuir para o adiantamento da alta do paciente’, destaca o estudo.
Um abraço,
Pedro Faveret.