Quando falamos em plástica facial, logo pensamos em cirurgias para o nariz, pálpebras ou rugas. São essas as intervenções mais freqüentes entre os pacientes que desejam rejuvenescer ou mesmo redefinir o contorno do rosto.
Mas, quando o que incomoda ao espelho é o formato dos lábios, entra em ação uma técnica não tão famosa, porém capaz de mudar drasticamente a aparência da face.
Estamos falando da labioplastia, cirurgia que altera o volume e o formato dos lábios, deixando-os mais bonitos e sedutores.
A labioplastia pode ser de diminuição ou de aumento do volume labial, esta última também conhecida como bardotização (lembrando os lábios de Brigitt Bardot). Em ambos os casos, a cirurgia pode ser realizada em ambulatório, sob anestesia local, e não leva mais que meia hora.
As técnicas
A bardotização consiste em aumentar os lábios através de uma incisão que os contorna externamente. Por meio dessa incisão, o cirurgião retira uma pequena quantidade da pele ao redor da área e a une à mucosa labial. Nessa hora, é possível também redesenhar o contorno superior da boca, deixando-o mais bonito. Esse procedimento resulta não só em lábios maiores e mais bem delineados, como também elimina as rugas da região perilabial (buço e queixo). Dessa forma, as pacientes que possuem rugas finas ao redor dos lábios se beneficiam duplamente com a cirurgia. Atualmente, com o grande emprego dos preenchimentos labiais, a bardotização só é recomendada se a paciente possuir muitas rugas perilabiais. Caso contrário recomenda-se os preenchedores, que não necessitam de cuidados pós-operatórios nem deixam cicatrizes. A bardotização deixa uma cicatriz fina e pouco visível, rente ao contorno labial. Essa cicatriz pode ser camuflada com batom ou com a técnica da pigmentação, capaz de deixá-la praticamente imperceptível. Quando o problema são lábios grossos demais, pode-se apelar para a labioplastia de diminuição. Essa técnica é muito semelhante à de aumento, porém a incisão é realizada na parte interna da boca. O cirurgião retira uma pequena porção da mucosa e realiza uma sutura com pontos especiais, que caem sozinhos após 4 ou 5 dias. O volume dos lábios pode ser sensivelmente diminuído através desta técnica, com a vantagem de não deixar cicatrizes visíveis. O resultado é um rosto muito mais harmonioso, graças ao equilíbrio entre o tamanho da boca e o nariz, olhos, testa e maçãs do rosto.
Pós-operatório
O pós-operatório da labioplastia é um pouco desconfortável nos primeiros três dias, pois a região possui muitos vasos sanguíneos e fica levemente dolorida. Nos primeiros dias é recomendado que a paciente utilize apenas alimentos líquidos e frios. Depois de retirar os pontos, o que ocorre no quinto ou sexto dia após o procedimento, pode-se voltar à alimentação normal. Outra dica importante é evitar o sol durante um mês – cuidado indispensável em qualquer cirurgia plástica – para evitar que a cicatriz escureça. Uma boa dica é utilizar um protetor labial com fator alto, ou então lançar mão de batons com protetor solar.
Um abraço,
Dr. Pedro Faveret