Com exceção das muito superficiais, qualquer ferida, incisão cirúrgica, infecção ou queimadura, ou seja, qualquer lesão que destrua a derme deixará uma cicatriz definitiva. Mas é possível melhorar o seu aspecto inestético em alguns casos.
Muitas variáveis podem afetar a qualidade de uma cicatriz, tais como o seu tamanho e a sua profundidade, o suprimento sanguíneo para a região, a espessura e a cor da pele, além da direção desta cicatriz.
Até mesmo uma cirurgia estética deixa cicatrizes, uma vez que o cirurgião controla apenas um destes fatores, que é a técnica de sutura. Habitualmente, certas regiões do corpo cicatrizam de maneira muito discreta, deixando vestígios muito finos, como as pálpebras e a face. Em outras regiões, como as costas ou os joelhos, existem forças de tensão muito intensas que não deixam a cicatriz relaxar, acarretando o seu alargamento. Muitas cicatrizes que parecem alargadas e inestéticas em um primeiro momento podem se tornar menos aparentes com o passar do tempo. É por este motivo que muitos cirurgiões plásticos recomendam aguardar pelo menos 1 ano antes de propor uma revisão da cicatriz.
Existem várias abordagens possíveis para a revisão de uma cicatriz. Nos casos de cicatrizes elevadas e avermelhadas, podemos realizar a infiltração local de corticóides. Podemos realizar uma ressecção em ‘linha quebrada’ da cicatriz, com o intuito de reposicioná-la de maneira mais adequada em relação às linhas de força locais e melhorar a sua qualidade. No caso de uma cicatriz deprimida, podemos ressecá-la liberando suas aderências profundas. Através de uma zetaplastia, podemos ressecar a cicatriz e realizar a liberação de uma contratura de pele naquele segmento. Na face, às vezes, apenas uma ressecção simples e re-sutura com um fio mais delicado já promove um bom resultado. Podemos, até mesmo, realizar uma dermoabrasão cirúrgica da cicatriz para torná-la menos aparente.
Como pudemos observar, as possibilidades são inúmeras e podem ser realizadas em conjunto, dependendo do caso. Geralmente, estes procedimentos são realizados com anestesia local e sedação, com alta no mesmo dia e com baixo índice de complicações, que seriam a infecção local, o sangramento e a recorrência da cicatriz. Os resultados costumam ser muito gratificantes.
Até a próxima,
Pedro Faveret