É possível sim. O principal depósito de gordura superficial nos braços localiza-se na região posterior, aquela parte do braço que fica caída quando fazemos um aceno com a mão, o famoso ‘tchauzinho’. Com exceção das pessoas obesas, não fazemos a lipoaspiração nem da parte medial e nem da anterior dos braços, pois raramente temos gordura superficial em quantidade suficiente para ser removida. Por outro lado, na parte posterior do braço, encontramos um tecido gorduroso frouxo, superficial, que pode ser facilmente tratado por este método.
O candidato ideal à uma lipoaspiração nos braços é aquele que apresenta um acúmulo excessivo de gordura na sua parte posterior e que não apresenta flacidez de pele. Quando temos flacidez de pele nos braços, devemos considerar a realização de um lifting de braço. A falha em quantificar adequadamente o grau desta flacidez, pode levar à um mal resultado na lipoaspiração, com piora da flacidez. A cirurgia se inicia com a confecção dos acessos para a introdução das cânulas de lipo, que podem ser feitos nas áreas próximas ao cotovelo ou à axila. Então, fazemos a infiltração de uma solução contendo soro fisiológico, anestésico local e adrenalina, com o objetivo de bloquear a dor e reduzir o sangramento. Passados alguns minutos, introduzimos cânulas finas, de cerca de 3 mm, e iniciamos a aspiração.
A cirurgia tem duração de cerca de 45-60 minutos e pode ser feita apenas com anestesia local, com alta para casa no mesmo dia fazendo uso de medicação analgésica por via oral. Nos primeiros dias de pós-operatório, o paciente deve evitar esforços com os braços e usar uma malha compressiva a fim de reduzir os edemas (inchaços). Os resultados costumam ser observados cerca de 3 meses depois, quando os edemas se dissipam, a pele se retrai e verificamos a redução da circunferência do braço devido àquela gordura que foi removida.
Dr. Pedro Faveret
Cirurgião Plástico
Mestre em Cirurgia Plástica – UFRJ
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica