Há muita curiosidade, polêmica e até mesmo medo com relação à plástica de face. Saiba o que a ritidoplastia pode oferecer para resgatar a sua beleza perdida no tempo.
As rugas da face sempre foram tratadas com muito interesse pelos cirurgiões por representarem uma das características mais marcantes do envelhecimento.
Desde os primórdios da cirurgia, muitos se aventuraram em retirar pequenos segmentos de pele da face com o objetivo de rejuvenescimento.
Com o passar dos anos, ocorrem várias alterações na face que denotam o envelhecimento: absorção do tecido adiposo; a queda dos tecidos moles da face; a formação de pregas cutâneas; a formação de vincos acentuados; o surgimento de bolsas palpebrais; flacidez e acúmulo de gordura no pescoço, entre outros. A cirurgia do lifting facial tem como objetivo a correção destes ‘problemas’, tornando a face com o aspecto mais ‘leve’, menos ‘cansada’, resgatando a sua harmonia e dando a ela um aspecto natural.
Conceitualmente, o lifting de face consiste no descolamento da pele e do tecido subcutâneo da face e do pescoço, através de incisões bem posicionadas na frente e atrás da orelha e na linha da implantação do cabelo. É realizado o reposicionamento destas estruturas na direção superior, com a retirada do excesso de pele. Não se faz nehuma tração exagerada. O tecido é apenas reposicionado (figura). Deste modo, não existe a possibilidade de ninguém ficar com o aspecto ‘repuxado’, ‘esticado’ demais, o que denunciaria de forma gritante o procedimento. É uma cirurgia que pode ser realizada com anestesia local e sedação em sala de cirurgia equipada, necessitando de apenas 24 h de internação. Habitualmente é feita a blefaroplastia (plástica das pálpebras) conjuntamente. O rosto fica inchado por cerca de 15-20 dias e segue reduzindo gradativamente. O retorno das atividades pode ocorrer em 10 dias, dependendo do caso.
Antes da cirurgia, o paciente se submete a uma avaliação clínica criteriosa, com a realização de exames complementares. Todas as etapas da cirurgia e da recuperação são discutidas à exaustão com o paciente, inclusive com a realização obrigatória de fotografias antes e depois da cirurgia.
É por isso, então, que a ritidoplastia é capaz de re-estabelecer o contorno natural da face e do pescoço, resgatando aquela boa aparência que havia se perdido com o tempo, re-alinhando a aparência da pessoa com o seu estado de espírito.
Alguma dúvida? Então me escreva: contato@pedrofaveret.com.br
Um grande abraço,
Dr. Pedro Faveret