A aparência estética do nariz é responsável por grande parte da harmonia facial, principalmente devido à sua posição central na face. Por isso, alterações até mesmo discretas no seu formato podem gerar desequilíbrios entre as unidades estéticas desta região. Atualmente, podemos reduzir ou aumentar o tamanho do nariz, alterar a forma do dorso, diminuir o tamanho das narinas, refinar a ponta e alterar o ângulo entre o nariz e o lábio superior. A cirurgia também pode corrigir defeitos já presentes ao nascimento, seqüelas de traumatismos ou rinoplastias prévias e ajudar a resolver problemas respiratórios.
Quando existem problemas funcionais associados (dificuldade de respirar pelo nariz), pode e deve ser avaliado previamente por um médico otorrinolaringologista; muitas vezes torna-se possível e desejada uma cirurgia associada, visando à melhora funcional e estética.
A cirurgia de nariz deve ser feita a partir dos 16 anos, quando as estruturas ósseas e cartilaginosas do nariz e da face estão plenamente desenvolvidas. Além disso, os pacientes possuem melhor estrutura emocional para lidar com a mudança de aparência proporcionada pela cirurgia.
A tendência atual é produzir um nariz que se adapte à face e etnia do paciente. Antes da cirurgia, são realizados estudos matemáticos detalhados das proporções do nariz e da face de cada paciente e formulado o planejamento cirúrgico baseado nestes resultados e no senso estético. Os desenhos produzidos são mostrados ao paciente e levados à sala de cirurgia, servindo como guia para a realização do procedimento. O objetivo é individualizar as dimensões do novo nariz, adaptando-as artesanalmente às necessidades e desejos de cada paciente.
Procedimentos cirúrgicos
Tempo de Cirurgia: Uma rinoplastia primária dura cerca de 2 a 3 horas. A rinoplastia secundária é bem mais complexa e pode durar 4 a 6 horas. Dependendo do caso, existem detalhes que podem prolongar este tempo. No entanto, o tempo da operação em si não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória.
Um abraço,
Pedro Faveret.